quarta-feira, 4 de maio de 2011

Continuação do material que fundamentou a palestra da professora Jaqueline Torres


6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A medida que são feitas leituras sobre o assunto que se quer tratar, pequenas dúvidas vão sendo eliminadas; é possível compreender com um pouco mais de clareza, de precisão e de coerência a amplitude e a relevância do tema escolhido.
Deve-se ter em mente que torna-se difícil elaborar um projeto de pesquisa apenas com os conhecimentos já adquiridos. A busca do conhecimento científico tem como grande aliado o embasamento bibliográfico, ou seja, a busca por compreender o que já foi estudado sobre o assunto. Ou seja, em que medida esse assunto tem interessado e provocado estudos no mundo científico e o que os grandes estudiosos pensam e discutem a respeito desse assunto.
Assim, é no referencial teórico que são desenvolvidos os conceitos iniciais importantes ao trabalho, compondo uma base teórica capaz de estruturar o pensamento e o planejamento da pesquisa. Portanto, revisão bibliográfica aponta para um referencial teórico, para um marco teórico.
Essa etapa é um conjunto textual no qual se desenvolvem os conceitos iniciais importantes ao trabalho. É a partir dos conhecimentos existentes e reconhecidos cientificamente sobre o assunto que são feitas as relações entre a proposta de pesquisa (tema delimitado) e as linhas de estudo a respeito. A revisão bibliográfica é construída a partir das leituras bibliográfica feitas, informando que autores, teorias e linhas metodológicas vão embasar e estruturar o trabalho. Assim, é preciso desenvolver, nessa etapa, conceitos e definições referentes aos pontos de sustentação do tema, bem como apresentar  posições de autores e estudos realizados sobre o mesmo.
Observe:
- Faça relações entre a proposta da pesquisa e as linhas de estudo a respeito do tema; compare posições de autores, definições, estudos feitos, conclusões;
- Faça citações diretas e/ou indiretas, que sejam capazes de complementar e embasar a postura do pesquisador frente a pesquisa;
- Seja cuidadoso na elaboração do texto: construir uma a revisão bibliográfica não significa inserir resumos de leituras feitas.

7. METODOLOGIA
Nesta etapa o pesquisador deve responder à questão: como a pesquisa será feita?. É a metodologia que vai deixar clara, portanto, a maneira pela qual se pretende executar a pesquisa. Para isso, é necessário fazer uma descrição detalhada da forma escolhida para a seleção e coleta de dados e/ou instrumentos (materiais e técnicas) utilizados para o (futuro) desenvolvimento da pesquisa, bem como descrever as técnicas escolhidas e a o caminho através do qual a pesquisa será executada. Isto significa que, nessa etapa, se vai planejar todos os passos concretos da pesquisa, levando em conta critérios e procedimentos precisos, lógicos, racionais e subjetivos.
Portanto, atenção redobrada! Em muitos casos, somente aqui se percebe as dificuldades da pesquisa em termos de coleta de dados, seleção de corpus, tamanho de amostragem, acesso ao objeto a ser estudado, entre outras. As ações propostas nos objetivos específicos, principalmente, serão aqui desdobradas em formas de execução. Assim, é importante refletir e descrever os critérios, a sistemática, as dificuldades, as precauções, a supervisão, o controle da observação, da análise, da descrição, ... Uma boa maneira de elaborar a metodologia é através da descrição de todas as etapas que vão compor a pesquisa, em ordem de realização.
Vários aspectos podem compor a metodologia, e, uma vez fazendo parte da proposta de pesquisa devem ser descritos. São eles, segundo artigo do Professor Jorge Jardim: fontes de consulta, técnicas e instrumentos da coleta de dados; variáveis que serão medidas; teorias de base; sistema conceitual utilizado; amostragem, técnica de análise dos dados; forma de apresentação do relatório.
Muitos são os métodos possíveis de utilizar na pesquisa e a sua escolha depende, também, da linha teórica a ser adotada. O importante é ter em mente que a metodologia deve se adequar ao seu trabalho, desde que siga padrões, procedimentos e critérios científicos. Os métodos de pesquisa foram criados para auxiliar e facilitar a execução dessa.
Ao trabalhar esta etapa, responda as seguintes questões:
- como pretende encaminhar a pesquisa para solucionar o problema ou esclarecer o tema?
- quais os instrumentos, fontes, técnicas e métodos de pesquisa, possíveis, serão utilizados?
- quais destas formas estão mais adequadas ao seu referencial teórico?
- quais as dificuldades que você prevê para a metodologia, nessa etapa?
- tem certeza que o caminho planejado vai trazer possíveis respostas ao problema?
- como vai comprovar?
- a pesquisa será delimitada geograficamente?
- a pesquisa terá delimitação de tempo?
- terá delimitação de pessoas (amostragem)?
- delimitará objetos e fenômenos?
- qual a justificativa dessas delimitações?
- que métodos ou procedimento de coleta de dados utilizará?
- que métodos utilizará para a análise dos dados?
- como o relatório será apresentado?

8. CRONOGRAMA
É o planejamento das etapas e fases a serem cumpridas dentro de um período de tempo previamente estipulado para o desenvolvimento e execução da pesquisa.
Este planejamento (tempo x etapas) deverá ser apresentado sob a forma de uma tabela em que cada etapa deverá possuir uma correspondente definição de período de execução (normalmente meses de um ano. Em outras palavras, as variáveis são o tempo a ser decorrido e as etapas de pesquisa. O encontro dessas variáveis deverá ser assinalado na tabela. Veja o exemplo:

PERÍODO
ATIVIDADE

FEV

MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Levantamento bibliográfico complementar











Revisão Bibliográfica











Leituras











.....











Redação











Revisão e entrega













9. ROTEIRO
Esse é o momento de planejar as partes que vão compor o relatório de pesquisa, descrevendo o que vai ser elaborado em cada um dos capítulos. Esse planejamento não precisa ser definitivo, mas deve expressar um mínimo de reflexão sobre a delimitação do tema, a composição da monografia, as análises e apresentação dos dados coletados. A redação dessa etapa deve ser feita apontando o número do capítulo (1,2,3,...), o título provisório de cada capítulo e descrendo minimamente do que vai constar cada capítulo.

10 . LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO INICIAL
É a etapa em que se vai relacionar, segundo as normas técnicas, as fontes bibliográficas relativas ao tema da pesquisa e que sirvam, mais tarde, para a leitura estruturadora da base teórica do TCC. A seleção desses livros deve ser criteriosa, partindo de uma leitura exploratória e passando por uma leitura seletiva.
A elaboração dessa etapa deve partir de uma pesquisa feitas sobre as obras constantes na biblioteca e pode contar, ainda, com o auxílio de visitas a livrarias, contatos informais com professores conhecedores da área específica a ser estudada, bem como referências bibliográficas de obras relativas ao tema.
Devem constar no levantamento bibliográfico inicial  obras publicadas e diretamente relacionadas ao tema proposto para estudo, bem como artigos de periódicos científicos e, se pode contar, ainda, com alguns textos veiculados na Internet – que tenham reconhecimento científico. Sugere-se que, nessa etapa, após listar cada obra, seja colocado o assunto do qual ela trata e os principais temas por ela desenvolvidos.


[1] - SANTOS, Antonio. Op cit.

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