quarta-feira, 4 de maio de 2011

Continuação do material que fundamentou a palestra da professora Jaqueline Torres

2 - PROJETO DE PESQUISA
Nísia Martins do Rosário

2.1 - O que é projeto de pesquisa

Um projeto de pesquisa é, grosso modo, um planejamento detalhado de uma pesquisa científica que se pretenda realizar. E planejar, é decidir antecipadamente o que deve ser feito.
Uma pesquisa científica prevê, no mínimo, duas etapas. A primeira, que antecede a sua execução, é o momento – necessário – de refletir sobre o que se quer conhecer mais, que dúvidas se quer resolver, qual a abrangência daquilo que se vai estudar. Esse é o momento do projeto de pesquisa. A segunda etapa, refere-se a execução da pesquisa em si, com base em tudo aquilo que se planejou, é o momento de executar o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.
A pesquisa é algo que deve ser encarado com seriedade. É através dela que realmente se conseguem avanços em todas as áreas, inclusive na área da comunicação social. Assim, as novas técnicas, os novos programas que surgem, os usos e efeitos das novas tecnologias partem, sem dúvida de planejamento e de verificação, enfim, de pesquisa criteriosa. Necessário, portanto, encarar a pesquisa como uma preciosa aliada. Inevitável, muitas vezes, apaixonar-se pelo tema que se está pesquisando e perceber o quanto se pode conhecer mais sobre ele.
Então, é preciso dar um passo após o outro. E o primeiro é o da organização, desenvolvimento e redação de um projeto, o qual permitirá que a execução da pesquisa seja facilitada pelo fato de se ter em mente – e no papel – um quadro mais claro e coerente daquilo que se quer fazer, bem como considerações sobre as dificuldades que se poderá encontrar. No dizer de SANTOS[1], o projeto de pesquisa “... traça o caminho intelectual inicial de todo o processo posterior”.

2.2 - Por que fazer um projeto de pesquisa

Como já foi dito, a elaboração de um projeto de pesquisa facilita o trabalho do próprio executor dessa, além de permitir que outras pessoas possam entender com clareza aquilo que se pretende estudar. É o caso, por exemplo, do coordenador do curso que avaliará o projeto antes de você dar início efetivo ao TCC e do professor orientador que o auxiliará nesse processo. 
     O projeto de pesquisa permite o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões científicos, de forma racional, lógica, criteriosa, com métodos e procedimentos adequados. Assim, esse planejamento ajuda a garantir que os resultados sejam mais confiáveis, fruto de um pensamento analítico, crítico e questionador.
     É bom considerar que uma pesquisa com caráter científico não se presta apenas ao mundo acadêmico e à conclusão dos cursos de graduação. Mais importante, é o seu valor para solucionar problemas, questões e necessidades que surgem ao longo da vida profissional. Quando essas surgem, o conhecimento empírico, sozinho, não resolverá o problema. Porém, a experiência e o saber real de como executar a busca de um conhecimento dentro de padrões confiáveis o auxiliará. Além disso, um bom profissional precisa se utilizar de dados construídos a partir da lógica, do uso da razão e de procedimentos criteriosos e metódicos para ser reconhecido.

2.3 - Antes de iniciar um projeto de pesquisa

É interessante contar-lhe que muitos estudantes, ao se depararem com a necessidade de elaborar um projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão, se sentem bastante ansiosos, indecisos quanto ao tema e, principalmente, quanto ao ‘como fazer’. Enfim, bate um certa insegurança. Isso pode acontecer não por que o estudante não saiba fazê-lo, mas por que não tem prática de como fazê-lo e, principalmente, por não estar familiarizado com a pesquisa e não ter descoberto nela uma grande aliada.
Uma vez conhecendo como fazer um projeto e tendo consciência do quanto ele pode simplificar a trajetória  do TCC e auxiliar na  vida profissional, tudo fica mais fácil.
Antes de iniciar um projeto de pesquisa (redação, etc.) é necessário refletir. Literalmente, reservar tempo para pensar sobre o que mais lhe interessou em todo esse tempo de estudo no curso de Comunicação Social. Ou seja, é preciso refletir sobre o que se vai estudar, aquilo que se quer saber, como se vai fazer e onde se quer chegar. É um período de dúvidas, de incertezas, de inseguranças até se conseguir ter a idéia iluminadora, “amarrar” bem o tema e o problema  da pesquisa, ou seja, até se conseguir achar o foco.

2.4 - Primeiro passo

Sem dúvida, o primeiro passo é problematizar, isto é, ter uma curiosidade pessoal em relação a um fato, a um fenômeno que se caracterize como necessidade de conhecimento a ser satisfeita. Uma forma, então, é listar todos os assuntos que realmente lhe interessam e decompô-lo em seus aspectos, em seus componentes julgados importantes. Em acréscimo estabeleça um questionário com perguntas a respeito do aspecto que lhe interessa. Liste ‘coisas’ que você ainda não sabe sobre o tema. As perguntas vão variar em quantidade e qualidade em função da extensão e da profundidade dos conhecimentos preexistentes. Esse exercício, com certeza, estará auxiliando a ajustar o foco e a determinar a problematização. É importante lembrar que a problematização é essencial para a escolha bibliográfica e instrumental, a coleta de dados e de material.

2.5 - Segundo passo

A partir da problematização, é preciso, então, selecionar ou delimitar o tema.  Isto significa escolher, entre os vários aspectos levantados, aquele que merecerá o estudo e a investigação – mesmo que provisoriamente ou mesmo que os outros aspectos também pareçam importantes.
É uma questão de método, pois cada um destes elementos levantados – e considerados importantes – passam a ser tratados independentemente, um de cada vez. Escolhido um deles, os outros devem ser abandonados, pois o pesquisador precisa se concentrar, mesmo que provisoriamente, naquele aspecto que julga mais importante para o conhecimento do tema.
Este é um momento de decisão.
Às vezes, demora algum tempo até que se determine com exatidão a delimitação do tema, em alguns casos o trabalho proposto fica amplo demais e, consequentemente, o estudante não consegue esgotar a proposta feita para o estudo, prejudicando o resultado final.  Deve-se considerar que quanto mais delimitado, recortado, focado estiver o tema, mais fácil será realizar o planejamento da pesquisa. Por outro lado, delimitar o tema não significa restringí-lo tanto de forma a impedir o desdobramento e andamento de uma boa pesquisa. É preciso usar o bom senso e refletir sobre as possibilidades de desenvolver o tema.

2.6 - Último passo: o projeto

Um projeto de pesquisa pode ser elaborado a partir de diversas etapas. Em geral, eles divergem muito quanto a sua forma. A seguir vai-se relacionar e, depois, descrever 11 etapas de um projeto de pesquisa, considerando os elementos mais usuais e buscando um trabalho mais criterioso e completo.
As etapas são as seguintes:
1 – Identificação
2 – Apresentação: apresentação do tema e delimitação  do tema
3 – Problema
4 – Objetivos: gerais e específicos
5 – Justificativa e relevância
6 – Revisão bibliográfica
7 – Metodologia
8 – Cronograma
9 – Roteiro
10 – Levantamento bibliográfico inicial

1.  IDENTIFICAÇÃO
A identificação  presta-se a apresentar os dados principais do projeto, do autor, do local onde estará sendo realizada a pesquisa. Os dados mais freqüentes na identificação são os seguintes: Instituição; curso/habilitação; autor do projeto; título do projeto; palavras-chave; data.

2.  DELIMITAÇÃO DO TEMA ou APRESENTAÇÃO ou  RESUMO
Esse é um item importantíssimo. É neste ponto que se vai relatar a essência do que será realizado na pesquisa.
É preciso ter em mente que existe uma diferença entre o assunto escolhido e o tema específico dentro desse assunto. Muitas vezes, pensa-se que se tem um tema e, na verdade, o que se conseguiu foi determinar o assunto da pesquisa. O assunto é mais amplo, abrange um número maior de possibilidades a serem tratadas e desenvolvidas, enquanto que o tema é mais específico, posto que delimitado através de uma escolha de como o assunto vai ser tratado, que aspectos dele vão ser enfocados na pesquisa.
Na redação dessa etapa é aconselhável que se faça, primeiro, uma apresentação mais geral do assunto para, depois, aos poucos chegar ao tema delimitado, bem como a descrição do que se quer estudar dele, o que se pretende e como.

3. PROBLEMA
Conforme observado no primeiro passo, a problematização permite que se possa determinar que dúvidas se quer resolver. Assim, nesta etapa, deve-se descrever essa dúvida, expressando uma relação entre duas ou mais variáveis e, a partir daí, elaborar um enunciado claro, preciso e objetivo que seja capaz de englobar a essência daquilo que se quer saber.
Na redação dessa etapa, o problema deve ser apresentado de uma forma interrogativa (ou seja, em forma de pergunta) e em itens. É bom lembrar que alguns estudos, dependendo da delimitação do tema, requerem mais de um problema para o seu desenvolvimento,  bem como podem contar com um problema de maior importância e outros problemas secundários. Algumas vezes ainda, para que se entenda a questão que move a pesquisa é necessário que se descreva seu contexto e se esclareça as suas variáveis. Esse fato requer um texto complementar para o problema.

4. OBJETIVOS
Toda pesquisa científica tem, pelo menos, um objetivo a ser atingido. Os objetivos de um projeto de pesquisa, definem a natureza do trabalho através de ações práticas que serão executadas para responder as questões e afirmações definidas na delimitação do tema e no problema. Eles respondem ao que se quer fazer, o que se quer demonstrar, o que se pretende alcançar e a que resultados se quer chegar.
Os objetivos de um projeto de pesquisa dividem-se em geral(is) e específicos:
Geral é o objetivo que expressa claramente aquilo que o pesquisador pretende  conseguir com sua investigação. É a meta proposta pelo estudo, a qual traçará a ação principal para buscar as soluções para o problema. Assim, o objetivo geral deve estabelecer uma conexão clara com o problema. Pode-se chamar de “espinha dorsal”, posto que delimita e dirige os raciocínios a serem desenvolvidos e fornece o volume dos dados que serão necessários ao desenvolvimento dos argumentos.
Específicos são os objetivos que se constituem a partir do objetivo geral e que vão indicar as ações particulares necessárias para o desenvolvimento do estudo. Neste sentido, constituem um conjunto de “pequenos” objetivos – mais específicos -, relacionados ao objetivo geral e, em número, são elaborados tantos quantos sejam necessários para o andamento do estudo e a solução satisfatória do problema. Os objetivos específicos vão orientar as escolhas da metodologia da pesquisa, bem como, mais tarde, auxiliam na redação do TCC, constituindo-se ou indicando as partes do conteúdo do futuro texto a ser produzido (capítulos, segmentos, etc.).
- Dicas:   §   elaborar essa etapa em tópicos
                 §   iniciar o objetivo sempre com verbos no infinitivo tais como: analisar, pesquisar, estudar, observar, relatar, entender, conhecer, detectar, verificar, relacionar, compreender, avaliar, ....(obs.: não use o verbo mostrar, ele dificilmente se adecua a pesquisa) levar em conta a viabilidade de realizar a ação proposta nos objetivos
§  em geral, elabora-se um objetivo geral e vários objetivos específicos


[1] SANTOS, Antônio Raimundo. Op. Cit. P. 59

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